Rajadas de vento de até 50 km/h atingiram litoral de Pernambuco, diz APAC

allposters.net/Reprodução

Você tem notado que os ventos estão mais fortes nos últimos dias? De fato, eles estão. Rajadas de vento de até 50 km/h, quatro vezes mais intensas que o normal, atingiram todo o litoral pernambucano entre os dias 4 e 5 de julho de 2017. E, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), devem continuar até 7 de julho.

De acordo com o meteorologista da APAC, Fabiano Prestrêlo, as rajadas são motivadas por um fenômeno chamado anti ciclone subtropical do Atlântico Sul. “Ele existe por todo o ano e gira no sentido anti-horário. Normalmente ele afeta o Sul e o Sudeste, mas se desviou mais para o Norte, atingindo da costa do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte”, explica.

Em Pernambuco, de acordo com a APAC ventos entre 40km/h e 50 km/h atingiram todo o litoral, da Mata Norte até a Mata Sul, passando por Recife, Olinda, Jaboatão e demais municípios da Região Metropolitana. “Esse fenômeno deve seguir por mais dois dias, ele intensificou os ventos, mas julho e agosto já são meses de chuva e vento mais fortes”, aponta Prêstrelo.

Transtorno na cidade

Os fortes ventos atingem o litoral pernambucano desde 3 de julho e junto com as precipitações causaram a queda de árvores na capital. Somente no dia 4 de julho, 17 árvores caíram no Recife. Em Boa Viagem, por exemplo, um coqueiro caiu sobre dois carros, na Avenida Boa Viagem.

Juliana Lira/Cortesia

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: