Contra assédio, México põe “pênis” em assento de metrô
Uma campanha publicitária de combate ao assédio sexual sofrido por mulheres em transportes públicos, viralizou na internet e tem causado polêmica. Foi instalado no metrô da Cidade do México, um novo assento destinado apenas para homens. O novo banco possui um peitoral, abdomen e pênis, além da um placa escrito “É desconfortável sentar aqui, mas não se compara com a violência sexual que mulheres sofrem todos os dias de suas vidas”.
O objetivo da iniciativa é ilustrar que toda mulher têm o direito de viajar em segurança no transporte público, sem sofrer tentativas de abuso sexual, seja verbal ou físico. A maioria dos passageiros demonstram desconforto apenas ao olhar para o assento.
Um vídeo registrou a reação dos passageiros ao se deparar com o inesperado. As imagens terminam com um dado alarmante: 9 em cada 10 mulheres na Cidade do México já foram vítimas de alguma forma de assédio sexual. A campanha acendeu os debates sobre assédio contra as mulheres nas redes sociais, usando a hashtag #NoEsDeHombres.