Única amostra de metal de hidrogênio do mundo some em laboratório
Foi anunciado, em janeiro de 2017, que cientistas da Universidade de Harvard haviam conseguido criar uma pequena quantidade de metal de hidrogênio após 100 anos de tentativas frustradas. Considerado o material mais valioso do planeta, o metal teria uma tecnologia revolucionária. Porém, a amostra criada pelos cientistas sumiu do laboratório.
Para que o hidrogênio não retornasse para a forma de gás, foi necessário mantê-lo sob temperaturas próximas de zero e sob uma pressão muito grande. De acordo com o site científico IFLS, durante um teste de rotina, um dos diamantes que estava mantendo o hidrogênio em forma de metal quebrou e a amostra desapareceu.
Como a amostra do metal tinha a espessura de um quinto da espessura de um cabelo humano, há uma chance de o metal de hidrogênio ter caído em algum lugar e não ser possível vê-lo. No entanto, também há uma possibilidade de o hidrogênio ter se tornado instável demais sem a pressão dos diamantes e retornado para seu estado gasoso.
Hidrogênio de metal tem o potencial de mudar o mundo. Ele contém tanta energia que poderia fazer o combustível mais potente já visto e pode conduzir eletricidade sem resistência.