Raro urso híbrido é abatido por caçador, no Canadá
Um híbrido de urso polar com urso cinzento, considerado raríssimo no mundo, foi capturado e morto por um caçador no território canadense de Nunavut. O animal pode ser chamado de Grolar ou Pizzly (dependendo de qual é a sua mãe) e foi capturado através da caça de subsistência, permitida pelo país.
O pizzly é semelhante a um urso polar, mas contém algumas manchas marrons e garras longas, que não são comuns nesse tipo de animal. A postagem da captura foi feita nesta semana através do Facebook e divulgada nesta quarta-feira (25 de maio) pelo portal britânico The Guardian.
Apesar das análises iniciais apontarem que o animal capturado é híbrido e a confirmação ter sido feita também por professores da Universidade de Alberta, testes de DNA serão realizados para a comprovação oficial da espécie do urso.
O animal é tão raro que nem uma dezena deles foi registrada no mundo e sua primeira aparição só foi confirmada por cientistas em 2006, depois de um deles ser capturado, também no Canadá. O seu surgimento é apontado por alguns especialistas como um reflexo do aquecimento global, já que as duas espécies de urso não deveriam estar no mesmo habitat.