Zika vírus – uma ameaça mundial: caminhos de uma reportagem

Zika Virus - Uma geração ameaçadaConfira especial sobre microcefalia e zika.Na próxima segunda-feira o Diario publicará um caderno especial.

Publicado por Diario de Pernambuco em Sexta, 26 de fevereiro de 2016

Foram 5,2 mil quilômetros percorridos até o encontro com famílias que há muito pouco tempo tiveram a notícia de que seus sonhos deram uma guinada e seus filhos teriam destinos diferentes daqueles projetados. Como entrevistados, estariam pais combalidos como vítimas de um fenômeno biológico inexistente na literatura médica. A reportagem esteve determinada a mostrar além das mães entrevistadas nos postos de saúde de referência nas capitais nordestinas.

Então, buscou amparo técnico para traçar um longo roteiro. Concentrou esforços nos estados e nas áreas destacadas nos primeiros relatórios oficiais do Ministério da Saúde – Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte – todos estados do Nordeste. Os números dos governos estaduais sobre os municípios com mais casos de microcefalia, o sequenciamento do Levantamento Rápido do Índice de Infestação da Dengue (LIRAa) e a população das cidades nortearam todo o trajeto.

São Paulo foi incluído porque não se fala de futuro do zika sem se passar pelo estado mais populoso da nação.
Esta reportagem é um ponto de partida jornalístico. Ou o primeiro rascunho sobre um vírus que intriga cientistas e deve mudar centenas de histórias brasileiras.

Silvia Bessa

Silvia Bessa

Repórter

Silvia Bessa é repórter especial do Diario de Pernambuco. Escreve para o jornal desde 1996. Produz prioritariamente trabalhos na área social, de direitos humanos e de cunho regional. É ganhadora de três prêmios Esso.

Paulo Paiva

Paulo Paiva

Fotógrafo

Alice de Souza

Alice de Souza

Repórter

Alice é repórter do Diario na editoria Local. É setorista de saúde e acompanha o surto de microcefalia desde novembro de 2015. Finalista do Prêmio Roche de Jornalismo, da FNPI (Colômbia), voltado a reportagens internacionais de saúde.

Rafael Martins

Rafael Martins

Fotógrafo

Filho de fotógrafo, é uma apaixonado pela imagem. Fez carreira na Bahia e, há menos de um ano, mostra seu talento em Pernambuco. Diz ser fotógrafo porque é “inquieto com o que o rodeia”.