WhatsApp permitirá deletar mensagem antes que o outro leia

O WhatsApp vai colocar fim a um dos grandes constrangimentos e problemas da vida virtual moderna: o arrependimento pós-mensagem enviada. A atualização da versão beta do aplicativo terá disponível uma função que permite ao usuário apagar as publicações enviadas caso elas ainda não tenham sido visualizadas pelo destinatário. Essa é uma das grandes diferenças da versão 2.17.1.869, apenas disponível na versão beta para usuários do sistema operacional iOS. O cancelamento das mensagens significará apagar o conteúdo em ambos os aparelhos definitivamente, inclusive para mensagens em grupos.

A ferramenta ainda está em formato de testes, o que abre espaço, por exemplo, para que o remetente consiga apagar até mesmo mensagens já lidas – ainda que o balão que indica a mensagem enviada e recebida permaneça nesses casos. De acordo om o site WABetaInfo, que divulgou testes da função, por enquanto, a plataforma ainda deixa um aviso de que o remetente deletou a mensagem enviada, mas um dos pontos altos do aplicativo é que a mídia (fotos e vídeos) é automaticamente deletada também da galeria do recebedor da mensagem (importante para os casos de apps configurados para baixar automaticamente todos os conteúdos enviados).

 

Outra ferramenta que deve ser testada nas próximas semanas será a edição de mensagens enviadas recentemente, a exemplo do que ocorre em outras mídias como o Facebook, em que a pessoa pode corrigir o conteúdo enviado – tanto no sentido de corrigir algum erro ou para simplesmente mudar o tom da conversa.

Os testes ainda não começaram para usuários de Windows Phone e Android. Atualmente, nesses sistemas, é possível deletar uma mensagem enviada, mas o prazo é muito curto: ela deve ser cancelada/apagada antes do primeiro tique aparecer na mensagem, o que significa que o conteúdo já saiu de seu celular e partiu para o servidor da plataforma de comunicação.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: