Vídeo de camaleão fêmea dando à luz 26 filhotes gera debate online

Mercury Press / YouTube

Um criador de animais silvestres registrou o momento no qual uma fêmea da à luz dezenas de filhotes na mão dele em uma fazenda da África do Sul. A filmagem de pouco mais de dois minutos resume um trabalho de parto de 1 hora e meia, que terminou com 26 recém-nascidos de menos de um centímetro. “Muitos perguntaram por que eu a segurei quando ela estava dando à luz e não a coloquei em uma planta. O que acontece é que muitos machos tentam comer alguns dos filhotes quando eles nascem. Ela estava tentando me alcançar e percebi que ela não queria dar à luz próximo aos três machos”, explicou Aldo Kleyn, dono do reduto de animais, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail.

Ele explicou, ainda, que ele tentou a colocar em outra árvore, sem sucesso. “Ela continuava querendo voltar à minha mão”, explicou. Tirando dúvidas trazidas pelo vídeo, Aldo garantiu que os animais não precisavam de nenhuma ajuda da mãe depois de nascer, já sabendo andar e até mesmo comer sozinhos. “Eu não faço ideia de se este trabalho de parto é doloroso para ela, mas ela reproduz uma vez por ano”, contou. Nos comentários do vídeo, porém, as pessoas questionavam a veracidade do acontecido. “Eu tenho certeza que camaleões colocam ovos”, afirmou um rapaz de username Cadlackey. “Eu achava que répteis colocavam ovos”, afirmou outro dos usuários.

O evento causa estranheza porque a maioria dos camaleões realmente se reproduz colocando ovos. Algumas espécies, como a Jacksonii (natural do Havaí) e Knysna dwarf (registrado no vídeo), porém, dão à luz de forma semelhante aos mamíferos, apresentando até sete meses de gestação. Em casos como o do vídeo, os pequenos nascem cobertos por uma membrana transparente chamada de vesícula vitelina.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: