Vacina contra ebola promete futuro melhor para chimpanzés e gorilas

Flickr / Reprodução

Surtos passados devastaram grandes populações de macacos, particularmente gorilas, em que o vírus aniquilou um terço dos primatas. Uma equipe científica diz que gorilas selvagens poderiam ser vacinados para proteger os animais de perdas futuras, através de um estudo publicado na revista Scientific Reports. “A doença é uma enorme ameaça para os gorilas neste momento. Vacinamos nossos filhos, vacinamos o gado e vacinamos nossos animais de estimação, por que não vacinamos nossos parentes mais próximos?”, questionou Dr. Peter Walsh, da Universidade de Cambridge, à BBC.

A doença é extremamente mortal para nossos primos primatas: se chimpanzés ou gorilas são infectados, há uma probabilidade de 90-98% de morrerem. Milhares de gorilas, que também estão enfrentando ameaças de caça furtiva e perda de habitat, morreram da doença . “Há áreas inteiras, centenas de quilômetros em todas as direções, que acabam de ser varridas dos gorilas”, disse o Dr. Walsh.

Para ver se a imunização poderia ajudar, uma vacina foi testada em 10 chimpanzés, mantidos em cativeiro em um centro de pesquisa da Universidade de Louisiana Lafayette, nos EUA. Como chimpanzés e gorilas são intimamente relacionados, os pesquisadores assumiram que se a vacina funcionou em chimpanzés, provavelmente também imunizará gorilas.

Seis animais receberam a droga por via oral e quatro foram injetados. Liz Macfie, vice-presidente da seção da União Internacional para Conservação da Natureza sobre os grandes macacos, disse que os resultados dos testes foram encorajadores e promissores.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: