Tubarão branco ataca caiaque de adolescente em passeio de família

9 News/Reprodução

Enquanto remava na cidade de Adelaide, costa sul da Austrália, uma adolescente de 15 anos foi surpreendida por um tubarão que atingiu o seu caiaque. Sarah Williams foi arremessada no mar e lutou para subir de volta na embarcação. Ela foi socorrida pelo próprio irmão segundos antes de ser alcançada pelo predador. A família acredita que um tubarão branco, de cerca de 4,5 metros, tenha sido responsável pelo ataque. O pai da adolescente, que estava com o outro filho em um barco de alumínio a 30 metros, contou em entrevista ao canal local 9 News que pediu ao filho para estender a mão e puxar Sarah. “Eu me virei e vi o enorme tubarão simplesmente girando e tentando pegá-la enquanto ela tentava subir de volta no caiaque”, relatou.

Apesar do susto, a garota está bem e só teve alguns ferimentos leves. Seu pai considerou, ainda, que foi “sorte” o motor do barco onde estavam funcionar na primeira tentativa – o que contribuiu para salvar a filha. Em outro ponto da costa, inclusive, remava a mãe da adolescente com uma amiga. Williams contou que tentou distrair o tubarão por dez minutos para que as duas também fugissem para a praia. A família não pretende mais voltar ao local.

O número oficial de tubarões contabilizados pelo governo australiano na área de Adelaide é de 64. A maioria deles, 24, é da espécie branca. A cidade é uma das mais populares na prática de mergulhos dentro de gaiolas para avistar os bichos. A prática, considerada é considerada segura por profissionais, mas já causou problemas para alguns deles, como em 2016, quando um animal da espécie que possivelmente atacou o caiaque de Sarah conseguiu invadir uma gaiola na Ilha de Guadalupe, no México. No Brasil, são conhecidas 88 espécies de tubarões diferentes. Os ataques que colocaram Recife no mapa foram das espécies Cabeça-chata e tubarão Tigre.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: