Trajes espaciais da Nasa estão acabando e acidentes pedem novo modelo

Wikimedia/Reprodução

Os trajes espaciais da Nasa estão acabando e eles podem ficar sem reposição por anos. Esse kit espacial é necessário para que qualquer viagem seja feita, mas os planos para a próxima geração de trajes estão evoluindo muito devagar.

A falta de um plano formal e destinos para as viagens fizeram com que o desenvolvimento dos trajes fossem atrasados. Os fundos da Nasa para esse trabalho também foram cortados, o que os deixou sem condições de prosseguir nas pesquisas de desenvolvimento de um novo traje espacial. A Nasa está com apenas 11 dos 18 trajes originais que incluem mochilas que servem como suporte de vida para os astronautas.

Essa quantidade não é o suficiente para até a data de aposentadoria da estação, que seria em 2024 e, muito menos, para a sua possível extensão, em 2028. De acordo com o portal de notícias britânico Independent, os astronautas já estão tendo problemas com os trajes – um deles foi quase fatal, pois um dos astronautas quase se afogou após o sistema de esfriamento da mochila vazar para dentro do capacete. Esse foi apenas um dos 3,4 mil acidentes que já ocorreram com os trajes, sendo a maioria pequenos, como sensação de queimadura e picadas nas mãos e olhos durante caminhadas espaciais.

A Nasa precisa de um plano formal, principalmente se desejar testar um novo traje antes da estação espacial parar em 2024. Também é necessário comparar os custos de manter a versão atual dos trajes enquanto estiver desenvolvendo novos. A próxima caminhada espacial está programada para 12 de maio de 2017, com a veterana Peggy Whitson acompanhada do novato Jack Fischer.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: