Raro urso híbrido é abatido por caçador, no Canadá

Didji Ishalook/Facebook

Um híbrido de urso polar com urso cinzento, considerado raríssimo no mundo, foi capturado e morto por um caçador no território canadense de Nunavut. O animal pode ser chamado de Grolar ou Pizzly (dependendo de qual é a sua mãe) e foi capturado através da caça de subsistência, permitida pelo país.

O pizzly é semelhante a um urso polar, mas contém algumas manchas marrons e garras longas, que não são comuns nesse tipo de animal. A postagem da captura foi feita nesta semana através do Facebook e divulgada nesta quarta-feira (25 de maio) pelo portal britânico The Guardian.

Apesar das análises iniciais apontarem que o animal capturado é híbrido e a confirmação ter sido feita também por professores da Universidade de Alberta, testes de DNA serão realizados para a comprovação oficial da espécie do urso.

O animal é tão raro que nem uma dezena deles foi registrada no mundo e sua primeira aparição só foi confirmada por cientistas em 2006, depois de um deles ser capturado, também no Canadá. O seu surgimento é apontado por alguns especialistas como um reflexo do aquecimento global, já que as duas espécies de urso não deveriam estar no mesmo habitat.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: