Startup cria primeiro smartphone totalmente dobrável

Moxi Group/ Divulgaçáo

Uma pequena startup chinesa afirma estar prestes a lançar o primeiro smartphone completamente dobrável do mundo, que pode virar uma pulseira por completo. O smartphone produzido pelo Grupo Moxi é totalmente flexível e funciona tanto enrolado no braço, como se fosse uma pulseira ou um relógio, quanto esticado de forma plana. O que permite isso é a utilização do grafeno, material mais fino do mundo, que também é resistente, leve e transparente.

Segundo a CNN, a empresa já produziu um protótipo do telefone e planeja colocar 100 mil unidades à venda na China até o final de 2016. O único problema da proposta inovadora é que a tela do aparelho é em preto e branco. A empresa informou que a tela colorida é o seu próximo desafio, mas a previsão de lançamento é apenas em  2018.

A Moxi, localizada na cidade chinesa Chongqing, tem lançado smartphones regulares utilizando o grafeno. Gigantes da tecnologia, como a Samsung, também têm trabalhado no desenvolvimento de produtos usando grafeno, mas nada comparado ao aparelho totalmente flexível da Moxi.

Em 2015, a Apple recebeu uma patente para um dispositivo eletrônico “flexível”, mas o grande desafio para a empresa é criar um aparelho neste formato, mas que seja uma evolução de funcionalidade dos seus outros smartphones.