Roberto Carlos processa outro Roberto Carlos por usar seu nome

Reproducao da Internet/rd1.ig.co

Roberto Carlos, famoso pelos hits Cadillac, Emoções e por ser figurinha carimbada na casa dos brasileiros pelo seu especial de fim de ano na TV Globo está envolvido em uma polêmica. O cantor está processando um corretor chamado Roberto Carlos, do Espírito Santo, que abriu uma empresa imobiliária utilizando seu nome de batismo ou, dependendo do ponto de vista, o nome do Rei.

Segundo o UOL, o corretor de imóveis Roberto Carlos Vieira, 55, está sendo processado por usar o nome “Roberto Carlos” em sua empresa imobiliária localizada em Vila Velha, Espírito Santo. Ainda segundo o portal, o corretor afirma que o seu nome nem foi dado em homenagem ao cantor, mas em homenagem ao seu pai.

O processo foi aberto em 2014, na 15ª Vara de São Paulo, em nome da Editora Musical Amigos LTDA, que é de posse do artista. O corretor foi notificado para que ele retirasse o nome da empresa da qual é proprietário. Caso descumpra a ordem judicial, terá que pagar multa diária de mil reais. Além disso, o corretor alegou ao portal que está sofrendo uma série de problemas por causa da história, inclusive, financeiros. Segundo ele, foi preciso tirar o filho da faculdade e tudo que ele tem é o seu nome profissional, uma vez que todos os conheceriam assim.

Entretanto a decisão da Justiça, por enquanto, é de que a marca é de propriedade exclusiva do cantor, mas o corretor ainda pode recorrer judicialmente. O cantor Roberto Carlos possui uma incorporadora imobiliária, chamada Emoções Incorporadora, e essa não é a primeira vez que ele abre um processo contra outra empresa por usar seu nome. Também em 2014, ele abriu um processo contra uma imobiliária paraibana, mas no final do processo o juiz entendeu que a empresa não estava usando o nome de forma indevida e que não utilizou sinais gráficos da marca para causar confusão nos clientes fazendo referência ao cantor. Por isso, a imobiliária do cantor perdeu a causa e teve que pagar à empresa paraibana os custos gastos com o processo.