(Re)Construindo sonhos: a arte de resistir e recomeçar

Fotografias de João Velozo mostram o trabalho de reinvenção da comunidade Construindo Sonhos, atingida por um incêndio em maio de 2016, no Recife

 

Mais do que uma infinidade de possibilidades, o mundo dos sonhos é povoado por uma gama complexa de cores, tão numerosas quanto permita a imaginação. É incrível pensar que o fogo converte possibilidades e cores a cinzas. Foi assim com a comunidade Construindo Sonhos, no Torreão, no Recife, desde a última sexta-feira (13), quando um grande incêndio tomou de assalto as residências da maioria das 126 famílias que ali residiam.

Quando o estagiário de fotografia do Diario João Velozo chegou ao local onde as famílias reviravam as tais cinzas em busca de resgatar o mínimo poupado pelas labaredas, alguns focos ainda ardiam. Nessas horas, a união faz diferença e os braços que recebem doações são os mesmos que, com destreza, lidam com pás e carros de mão.

Há quem ponha tijolos de volta, como quem reconstrói a própria resiliência. Há quem brinque em meio aos restos, com a certeza infantil de que tudo ficará bem. Há também quem não ceda sequer um sussurro, guardando para si a força do discurso reservada para o momento em que o tal sonho se faça presente, real e palpável.

João Velozo/DP

É nesse silêncio que reside a força das imagem a seguir. Registros de certezas que seguem em frente sem tempo ou espaço para floreios. É o retrato da troca da subjetividade da espera pela objetiva necessidade, aquela que reduz tudo ao preto no branco…

João Velozo

João Velozo

Fotógrafo

João é estagiário de fotografia do Diario. Sempre envolvido, inclusive voluntariamente, na cobertura de movimentos sociais, faz da rua seu observatório particular. Assina este ensaio, que tem texto de Ed Wanderley.