Recife recebe “guia” de avaliação de melhores banheiros para o público

Onde Cagar em Recife / Instagram

Ir ao banheiro fora de casa pode ser um problema para muitas pessoas. Banheiros sujos, sem papel higiênico e até sem água nas pias e descargas são um pesadelo já que não se pode controlar as necessidades naturais do corpo humano. Para ajudar os recifenses a escolher um banheiro de qualidade na hora do aperto, a conta no Instagram Onde Cagar em Recife, se propôs a fazer avaliações de banheiros de supermercados, universidades e outros locais. Da noite para o dia, a proposta inusitada ganhou centenas de curtidas e divertiu usuários da região.

Higiene, privacidade, ponto adicional e conclusão são os tópicos de cada postagem, junto com as imagens do banheiro escolhido na publicação. Informações como situação dos vasos sanitários e das lixeiras, além de água na descarga e torneiras são avaliadas entre 1 (nota mínima) e 5 (nota máxima), representada por emojis de vaso sanitário no quesito higiene. Já, a privacidade, é avaliada de acordo com a discrição e conforto que a pessoa irá sentir ao utilizar o banheiro. Os pontos adicionais consideram os luxos presentes no cômodo como trocador de fraldas para bebês e se existe necessidade de consumação para utilizar o banheiro.

A criação do projeto é uma profissional da área de saúde de 26 anos, que preferiu não se identificar. Ela diz que a ideia surgiu de uma necessidade pessoal e então viu que poderia ajudar outras pessoas. “Eu sempre fui de passar aperto na rua e, por conta disso, já visitei muito banheiros. Por sempre procurar o mais higiênico para utilizar, acabei criando o hábito de visitar os banheiros dos estabelecimentos mesmo que não precisasse usar, assim, se por acaso um dia eu estivesse passando por uma situação dessas, já saberia para onde correr”, conta.

Com a ajuda de alguns amigos muito próximos, ela recebe fotos e avaliações também de banheiros masculinos para agradar todo o público. Apenas há cinco dias no ar, a conta já possui uma leva de comentários parabenizando a iniciativa e dando sugestões de novos banheiros para serem avaliados. “Eu não imaginei que ganharia seguidores tão rápido. Foi uma surpresa chegar aos 100. Estava em uma consulta médica, sem olhar o celular e quando cheguei em casa já tinham mais de 300. Até brinquei que nesse ritmo chegaria aos 500 e chegou mesmo”, comentou.

A ideia não é exatamente nova, mas é sempre fértil onde é apresentada. O blog Cocônoisseur é um exemplo de como a proposta encontra respaldo onde quer que seja conduzida. Lançado em 2014 pelo gaúcho Fane Webber, de 29 anos, e apresentado como o “guia definitivo de ambientes privados em espaços públicos”, o site começou avaliando os privadas, pias, paredes e asseio de banheiros de Porto Alegre (RS) e continua no ar, inclusive levando suas avaliações para outros locais, a exemplo de Curitiba (PR).

Não é “coisa de brasileiro” e a oferta surge de uma demanda represada, silenciada por muitos. Tanto que a própria Apple tem em seu catálogo um aplicativo especificamente voltado a oferecer os melhores banheiros disponíveis a partir da localização do usuário. A plataforma colaborativa do cocô iToilet ou Toilet Finder traz os ambientes georreferenciados e oferecidos como opção ao internauta já com avaliação de qualidade a partir das opiniões de usuários anteriores. O app foi lançado em 2015 e já está em sua versão 2.8 e milhões de pessoas já o descarregaram.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: