Recife ocupa 37° lugar em ranking de cidades mais violentas do mundo

Annaclarice Almeida/DP

Pelo quinto ano consecutivo, a ONG mexicana Securidad, Justicia y Paz revela o ranking das 50 cidades mais violentas do mundo. O ranking internacional utiliza dados oficiais ou alternativos a respeito de municípios com mais de 300 mil habitantes (em geral, capitais) e a lista é ordenada pelo número de homicídios a cada 100 mil habitantes. Em 2015, o Brasil foi o país com maior número de cidades que compõem a lista: um total de 21 municípios. Recife aparece em 37° lugar, em 2015. Mesmo com o aumento no número de homicídios, a capital pernambucana ficou numa posição melhor que no ano anterior, quando figurou no 29° lugar.

Leia também: O calendário do crime em Pernambuco

Os dados são divulgados pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal. São excluídos do ranking localidades que vivem “conflitos bélicos abertos”, como Síria e Iraque. Ainda que tenha maior número de locais na lista, o Brasil fica abaixo da Venezuela no ordenamento por países.

Entre as brasileiras consideradas mais violentas, a maioria é do Nordeste, que lidera o ranking nacional: Fortaleza, (12º), Natal (13º),  Salvador e Região Metropolitana (14º), João Pessoa (16º), Maceió (18º) e São Luís (21º).

Os parâmetros da pesquisa você encontra clicando aqui.

Confira metodologia e divulgação completa do estudo: