Realidade virtual ajuda idosos com demência a recuperar memórias

Tribemix / Divulgação

Para pessoas idosas com demência, recordar certas memórias do passado pode ser um problema. Porém, para animar aqueles que gostariam de sentir um gostinho do passado, um óculos de realidade virtual ajuda a recordar esses momentos e trazer felicidade, como um tipo de terapia. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

O sistema de realidade virtual, chamado VirtuCare, foi projetado pelas organizações Hertfordshire, Tribemix e Quantum Care. Eles mostram aos usuários cenas projetadas para relaxá-los, na esperança de reatar memórias. Umas das senhoras que experimentou o dispositivo, estava visualizando uma cena da praia, que disparou memórias do tempo em que passou em uma praia da Escócia. “Estou tão feliz de ver aquela bela visão. É bonito demais. É um dos momentos mais felizes da minha vida”, disse a mulher.

Tribemix / Divulgação

Embora tenha sido criado para ajudar pessoas que vivem com demência, o projeto está se ampliando para ser usado em outras áreas e pacientes, incluindo doenças respiratórias e cuidados com idosos. Usando um sistema de realidade virtual 3D em tempo real para criar experiências, ao mesmo tempo o usuário tem certo nível de controle do que acontece em cada cena. “Isso é importante porque, com a demência, em particular, o nível de estimulação precisa ser precisamente controlada. A experiência pode ser muito estimulante, ou não estimulante o suficiente. Assim, usando 3D, temos sido capazes de aperfeiçoar essas balanças para entregar nossos resultados incríveis”, disse a Tribemix em seu site.

VirtuCare é entregue aos pacientes como um pacote incluindo um laptop VR Ready, um Oculus Rift, 12 cenas VR pré-instaladas, treinamento e suporte técnico. As cenas pré-disponibilizadas incluem uma praia, uma floresta com animais, um iate com vista para um recife de coral e golfinhos brincando no mar e até mesmo uma visão da Terra a partir da Estação Espacial Internacional. Além de cartões de atividades para ajudar a trazer a memória de volta. Porém, o custo do pacote é um pouco caro: £ 3.995 (R$ 15.940) pelo o sistema completo.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: