Lâmina de punhal de Tutancâmon era feita de meteorito, diz estudo
Pesquisadores descobriram que um dos itens do tesouro do faraó Tutancâmon, encontrado há 100 anos, no Egito, veio do espaço. O punhal de uma adaga dourada do antigo faraó tem lâmina de ferro retirado de um meteorito. As informações são do tabloide britânico Daily Mail.
O punhal foi encontrado dentro do sarcófago do faraó. Em sua composição, a lâmina possui cobalto, níquel e fósforo, composições químicas que foram comparadas a outro meteorito, que caiu na cidade de Maras Matruh, também no Egito, em 2000.
Pesquisadores do Museu Egípcio, no Cairo, e da Politécnica de Milão e Universidade de Pisa, na Itália, usaram um scanner com tecnologia de raio x para examinar a composição do metal. “Nosso estudo confirmou que ancestrais egípcios davam grande valor ao ferro de meteorito para a produção de objetos preciosos”, afirmou a pesquisadora Daniela Comelli.
O punhal de 34,2cm de comprimento foi encontrado ao lado direito da múmia do faraó e é considerado um dos mais impressionantes itens encontrados na tumba, com o metal do cabo completamente trabalhado como uma obra de arte.