Projeto da UFPE busca idosos com Alzheimer para experiência

ANPR - Fotos Públicas / Reprodução

Um projeto de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está convocando idosos que tenham indícios ou sofram de Alzheimer para participar de uma experiência sobre os efeitos do exercício físico e outros estímulos na qualidade de vida de quem tem a doença. Ao todo, dez atendimentos serão realizados nos dias 4, 11 e 18 de julho e 1, 8 e 15 de agosto no Hospital das Clínicas para avaliar o perfil dos interessados na inscrição. Para participar, é necessário que um responsável pelo idoso compareça, nestas datas -sempre às segundas-feiras -, ao Ambulatório de Neurologia Cognitiva e Comportamental do HC, localizado no segundo andar da instituição, a partir das 9h. O atendimento é realizado por ordem de chegada.

Apenas o responsável pelo idoso deverá comparecer à primeira consulta, de preferência com algum exame que indique a doença do paciente e lista de medicamentos ministrados. O cuidador do idoso também poderá comparecer ao local caso não haja confirmação da doença. “Se já tiver exames, é importante, porque ajuda o neurologista, mas não precisa estar necessariamente diagnosticado. O médico vai poder analisar”, explicou Jhonnatan Santos, aluno de Educação Física envolvido no projeto. O tratamento vai ser realizado dois dias na semana no próprio Hospital das Clínicas e conta com dois tipos de exercícios. “A proposta vai ser de um exercício misto, um trabalho de força seguido de um trabalho aeróbico”, explicou Jhonnatan.

Os idosos escolhidos serão beneficiados com uma avaliação médica, avaliação física, avaliação cognitiva, avaliação nutricional, prescrição e acompanhamento de exercícios físicos por 12 semanas.

 

Como participar: Comparecer ao Ambulatório de Neurologia Cognitiva e Comportamental, no 2º andar do Hospital das Clínicas (na primeira consulta, apenas representante). Nas datas divulgadas acima.

Endereço: Tv. Prof. Morães Rêgo, 1235 – Cidade Universitária, Recife

Horário: Entre 9h e 12h

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: