Professor acalma crianças com música durante tiroteio e viraliza

Raul Cathiard / Youtube

O professor Roberto Ferreira viralizou em um vídeo na internet e foi alçado ao posto de herói. Tocando violão e cantando, ele distraiu e acalmou pelo menos 30 alunos durante cerca de 40 minutos, enquanto um tiroteio acontecia do lado de fora da escola Ciep Roberto Morena, na comunidade de Três Pontes, no bairro de Paciência, na cidade do Rio de Janeiro. Roberto é músico e professor e incentivou as crianças a cantarem músicas divertidas para que não se deixassem abalar pela troca de tiros.

O professor, nascido em Xerém, na Baixada Fluminense, foi intitulado de “herói” pelo secretário municipal de Educação, Cesar Benjamin. Porém, dispensa o elogio e diz que na realidade atual todos são heróis. “Eu tiro o elogio de herói. Se for para ser herói, acho que todos somos, especialmente no Rio de Janeiro. A minha missão é educar, ensinar e procurar caminhos cada vez melhores. Para ajudar essas crianças, principalmente nessas áreas mais conflitantes. Eu espero que outras pessoas tenham coragem e fé para continuar seus trabalhos. Eu só vejo solução para o mundo e o Brasil através da educação”, disse Roberto ao G1.

Roberto trabalha na instituição há mais de 10 anos. Ele conta que tomou a iniciativa de tocar e cantar para evitar uma situação de pânico entre as crianças. “Eu estava em sala de aula, com cerca de 30 crianças, e houve então um grande tiroteio, perigoso próximo da escola. Aquilo começou um pânico, algumas crianças começaram a chorar e eu fiquei muito preocupado com aquela situação. Me protegendo e protegendo as crianças, levei o grupo para o corredor. Toquei o meu repertório todo e fiquei tocando, aquilo durou uns 40 minutos. Eu dizia ‘não pode levantar, vamos ficar quietinhos no chão’, porque elas gostam de gesticular. Porém, é uma realidade que a gente vive de um modo geral. Costuma ser recorrente algumas vezes, as crianças ficam sem aula”, contou o professor.

Confira o vídeo:

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: