Primeiro transplante de mãos infantis bem sucedido muda vida de menino

Children's Hospital of Philadelphia

Aos 10 anos e com duas novas mãos, o garoto Zion Harvey entrou para a história da medicina ao ser a pessoa mais jovem a ter um transplante de mãos bem sucedido. A operação foi realizada em 2015 no Hospital para Crianças da Filadélfia. Em 19 de julho de 2017, a equipe médica envolvida lançou um artigo relatando o sucesso de adaptação de Zion. “Hoje ele consegue utilizar um bastão de baseball com muito mais coordenação, além de conseguir escrever seu nome de forma bem clara”, afirma a doutora Sandra Amaral, membro da equipe que tratou a criança, ao site da BBC.

Aos 2 anos de idade, Zion teve partes de suas pernas e suas duas mãos amputadas ao contrair uma infecção chamada sepse. A infecção chegou até seus rins, fazendo com que o jovem fizesse hemodiálise por dois anos até realizar um transplante de rim, doado por sua mãe. Ele foi acompanhado de perto por 18 meses antes de receber as novas mãos, para que se fosse analisado os possíveis riscos do procedimento. Após concluírem as análises, um novo obstáculo era encontrar um doador que tivesse o tamanho, o tom de pele e o tipo sanguíneo correto, encontrado após três meses.

Segundo Zion, as novas mãos são “a parte da minha vida que estava faltando. Agora que está aqui, minha vida está completa”. Nesses dois anos de adequação, o garoto passou por várias sessões de fisioterapia e terapia ocupacional. Nos primeiros meses após a operação, ele passou por episódios de rejeições do seu corpo em relação ao transplante, que foram tratadas de forma bem sucedida com medicamentos imunossupressores, sem impactar o funcionamento das mãos. O primeiro transplante de mãos em um adulto foi feito em 1998.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: