Por que os emojis da Samsung são sempre diferentões?

Emoijpedia / Reprodução

Você já deve ter utilizado pelo menos um emoji em mensagens no Whatsapp. Mas, já reparou que os desenhos da Samsung são diferentes dos emojis de outras marcas como Apple, Google e LG? Venha entender o porquê dessa diferença.

Desenvolver um emoji para os teclados de celular é uma tarefa complicada. Além do direito autoral, daí o fato dos emojis nunca serem totalmente iguais, o Unicode, consórcio que controla o padrão-chave usado para codificar digitalmente a escrita, escolhe quais emojis serão incluídos. Porém, as orientações para a produção dos mesmos são mínimas: apenas nome e uma ilustração em preto e branco.

Segundo o jornal britânico The Guardian, um designer de emojis pode dar um toque pessoal às ilustrações, mas não tanto para que os clientes não percam o contexto crucial das imagens, contido nos requerimentos. Foi aí que a Samsung simplesmente decidiu seguir seu próprio caminho, não importando o que o Android, do criador Google, Apple, Facebook ou Twitter estivessem fazendo.

Bandeira triangular hasteada

 

Emoijpedia / Reprodução

Esse é um exemplo prático de que a empresa não precisa seguir um padrão. O parâmetro Unicode para este emoji não requer que a bandeira seja vermelha, apenas que seja triangular e esteja hasteada. Sendo assim, a Samsung decidiu escolher uma cor diferente, para destacar.

Caderno

Emoijpedia / Reprodução

Mais uma vez, a Samsung preferiu fazer o oposto de todos e decidiu fazer um caderno azul em vez de amarelo. Porém, as letras na capa são um mistério. Acredita-se, segundo o Emojipedia, que as letras JYS sejam inicias do designer de emojis da empresa.

Contas de Oração

Emoijpedia / Reprodução

Enquanto os designers da maioria das marcas pensaram em fazer um instrumento abrangente, que qualquer religião se identificasse, a Samsung apenas retratos a maioridade cristã, desenhando um rosário, tradicional da religião católica.

Biscoito

Emoijpedia / Reprodução

Com esse emoji podemos começar a guerra entre biscoito e bolacha. A tradução para o termo cookie, em inglês, é biscoito, o que levou a maioria das marcar desenharem um biscoito doce com gotas de chocolate. Porém, mais uma vez sendo diferentona, a Samsung resolveu inserir uma cream cracker em seu catálogo. Acredita-se que, seguindo a ação da Apple – que trocou o emoji de arma por uma pistola d’água para não incentivar a violência – a Samsung esteja tentando combater a obesidade trocando um biscoito doce por um mais saudável.

Pessoa quicando bola

Emoijpedia / Reprodução

Quando se fala em um pessoa quicando uma bola, se pensa logo em alguém jogando basquete. Porém, dessa vez, a Samsung realmente generalizou. Para fazer diferente, decidiu criar um emoji onde a pessoa esta equilibrando a bola na ponta do dedo, apenas por assumir que já que todos fizeram basquete, a deixa era essa.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: