Pela primeira vez, cientistas descobrem planetas fora da Via Láctea
Pela primeira vez na história, cientistas descobriram panetas fora da Via Láctea. Estes planetas extragalácticos, também chamados de exoplanetas, estão localizados a cerca de 3,8 bilhões de anos-luz de distância da Terra e variam de tamanho. A descoberta, feita por astrofísicos da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, foi publicada na revista The Astrophysical Journal. Xinyu Dai e Eduardo Guerras, pesquisadores que comandaram a descoberta, utilizaram a técnica conhecida como microlentes, na qual grandes objetos se dobram e ampliam a luz sobre eles.
“Este é um exemplo de quão poderosas podem ser as técnicas de análise com as microlentes extragalácticas. Esta galáxia está localizada a 3,8 bilhões de anos-luz de distância e não há a menor chance de observar estes planetas diretamente, nem mesmo com o melhor telescópio que se possa imaginar em um cenário de ficção científica. No entanto, somos capazes de estudá-los, revelar sua presença e até ter uma ideia de suas massas. Esta é uma ciência muito legal”, explicou Guerras ao jornal espanhol El país.
Todos os dados foram recolhidos pelo Observatório de Raios-X da Nasa pela observação feita pelos cientistas utilizando os Supercomputadores do Centro de Educação e Pesquisa da Universidade de Oklahoma. Foram encontrados planetas pequenos como a Lua, além de alguns que chegam a ser tão grandes quanto Júpiter.