O seu corpo fala mais do que você pode querer demonstrar
Linguagem corporal pode afetar tanto o seu cotidiano como suas relações pessoais e profissionais e passa longe de ser coisa de ficção
Como “ler” um rosto?
Convidamos a atriz Micheli Arantes para interpretar alguns traços estudados quando o assunto é linguagem corporal.
Desprezo
Alegria
Medo
Nojo
Raiva
Surpresa
Tristeza
Não seja traído pelo seu próprio corpo
Para que você não precise passar por uma situação complicada como essa conversamos com a gerente de intermediação, Tereza Farias, e com a psicóloga Aldineide Pereira, ambas da Secretaria de Trabalho do Recife, para dar dicas de como utilizar a linguagem não verbal ao seu favor durante entrevistas de emprego. Eis algumas delas:
No amor, até o silêncio”fala”. Aprenda a ouvir
Você pode declarar facilmente o que bem entender, mas o seu corpo pode te desmentir a qualquer momento. Nem sempre as pessoas são totalmente sinceras e isso afeta, por exemplo, relacionamentos. De acordo com especialistas, por exemplo, se um dos indivíduos não sente mais a mesma coisa e passa a demonstrar repulsa ou desprezo pelo parceiro, há problemas. “Quando uma pessoa passa a sentir repulsa ou até nojo do cheiro ou beijo da outra é sinal de que a relação não está nada bem, e essas reações podem ser identificadas pela linguagem não verbal”, explica Lívia Grizzi, psicóloga e especialista no assunto. Ou seja, a pessoa pode até dizer que ainda ama a outra, mas, inconscientemente, suas expressões mostram outra coisa.
Minta para mim
Mayra Couto
Repórter
Mayra é estudante da Aeso – Faculdades Integradas Barros Melo. Integra a equipe de dados do jornal desde janeiro de 2016. Fala muito pelo corpo, mesmo sem querer – e é viciada em Lie to me.
Brenda Alcântara
Fotografa
Brenda é estagiária de fotografia do Diario. O que não fala pelo corpo, externa em monólogos!
Ricardo Fernandes
Fotógrafo
Ricardo é fotógrafo do Diario. Não gosta muito de falar e comunica mais por atos (e por sua bolsa de mantimentos) do que por discurso ou pelo corpo.