Nova espécie de macaco tem nome em homenagem a Star Wars

Fan Peng-fei ZSL/Reprodução

Uma nova espécie de gibão, primata antropóide que vive no sudeste da Ásia, foi descoberta, tendo seu nome inspirado na saga de filmes Star Wars. Trata-se do gibão Hoolock Skywalker, que já vinha sendo estudado há alguns anos. Seu nome foi uma homenagem ao sobrenome da família principal da série cinematográfica criada pelo diretor George Lucas. Além disso, outra influência para o batismo foi o fato do nome científico de sua espécie, tianxing, significar “caminhante celeste” – algo próximo de Skywalker – em mandarim.

A espécie foi diferenciada de outros gibões por meio de observações de suas características físicas e genéticas. Pesquisadores da Universidade Sun Yat-sen, localizada na China, notaram que esse espécie apresentava sobrancelhas mais finas e afastadas em relação a outras que se acreditava serem da mesma espécie. Esses primatas vivem majoritariamente nas copas das árvores, em região de grandes altitudes, a cerca de 2,5 mil metros, dificultando o estudo desses animais.

Os Hoolock skywalkers fazem parte, assim como outros primatas, do grupo de animais que correm perigo de extinção na região do sudeste asiático. ”O número baixo de espécimes e as ameaças que enfrentam nos fazem pensar que eles devem ser classificados como espécie ameaçada”, declara o pesquisador Sam Turvey, co-autor do estudo, para o jornal britânico BBC. Há aproximadamente 200 deles na China e Mianmar.

Esse não é o primeiro animal a ser batizado com nomes de personagens de Star Wars. Uma espécie de besouro e uma borboleta levam o nome do personagem Chewbacca (Trigonopterus chewbacca e Wockia chewbacca), além de uma formiga que recebe o título de jedi (Tetramorium jedi), ordem de cavaleiros que mantêm a ordem no universo da saga. O ator Mark Hamill, intérprete do protagonista Luke Skywalker na trilogia original de filmes, recebeu a notícia com empolgação, se dizendo orgulhoso em seu twitter.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: