Neurologistas desenvolvem playlist que reduz ansiedade

Pixabay/Reprodução

Há quem prefira o silêncio para se concentrar em atividades potencialmente estressantes. Mas os pesquisadores da organização britânica Mindlab desenvolveram uma lista de músicas que, eles garantem, ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e tensão.

O efeito foi observado em uma pesquisa nas quais os participantes deviam resolver uma série de quebra-cabeças, feitos especificamente para induzir o estresse. Enquanto isso, os responsáveis pelo experimento monitoravam sua atividade cerebral, seus batimentos cardíacos, sua pressão sanguínea e o ritmo de sua respiração.

Os neuro cientistas perceberam que, ao ser expostos a determinadas músicas, todos esses índices baixavam consideravelmente – o que indicava um estado de relaxamento. A música que fez com que os participantes relaxassem mais foi “Weightless“, do grupo Marconi Union: 65% de redução média dos índices medidos.

Não é pra menos: a música foi feita especificamente para este fim. Composta em parceria com pesquisadores da Academia Britânica de Terapia Sonora, seu arranjo foi composto no intuito de provocar a diminuição dos batimentos cardíacos, da pressão sanguínea e dos níveis do hormônio cortisol – ligado diretamente ao estresse.

O Dr. David Lewis-Hodgson, da Mindlab, inclusive fez um alerta: “Weightless” se provou ainda mais eficaz nas mulheres. Muitas ficam inclusive sonolentas durante a audição. “Recomendo fortemente que não a escutem enquanto estiverem dirigindo, pois pode ser perigoso”, afirmou ele ao site Inc.

Veja a lista completa a seguir (que conta ainda com Adele, Coldplay e All Saints, para os saudosistas do pop noventista):

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: