Nasa desvia asteroide a caminho da Terra em outubro

Nasa/Reprodução

A Nasa anunciou que vai testar uma possível resposta caso a Terra estivesse prestes a ser atingida por um asteroide. Uma pequena rocha vai passar próximo ao planeta em outubro de 2017 e vai ser usada como cobaia pela agência. Essa é a oportunidade de testar um dos sistemas mais importantes de defesa do planeta. Ao mesmo tempo em que colocarão o sistema sob teste, a Nasa também vai aproveitar a proximidade do asteroide com a Terra para estudá-lo e descobrir dados sobre ele. A prática dessa técnica de defesa depende da organização ao redor do planeta e essa parte ainda não teve como ser testada, por isso o asteroide funciona como a oportunidade de ouro para a agência espacial.

A rocha foi chamada de 2012 TC4 e mede cerca de 10 metros de largura. Apesar de não saber exatamente a que proximidade ela vai passar, a Nasa garante que a Terra não está correndo nenhum risco. A falta de clareza a respeito da proximidade do asteroide também fortalece o perfil para o teste de como humanos reagiriam à ameaça de um asteroide, pois ele será rastreado conforme for se aproximando e a Nasa espera conseguir calcular exatamente aonde ele cairia.

É possível que, em algum momento no futuro, um asteroide perigoso venha a se aproximar do planeta e os cientistas querem estar preparados para isso. “Cientistas apreciam a informação de quando um asteroide vai se aproximar da Terra porque assim podem se preparar para recolher dados, caracterizar e aprender o máximo possível a respeito dele”, explicou o cientista da Nasa Michael Kelley, líder do programa de observação do TC4, de acordo com o portal de notícias britânico Independent. “Dessa vez, estamos adicionando uma camada de esforço, usando esse asteroide passante para testar a detecção e rastreamento de asteroides, utilizando nossa capacidade de trabalhar juntos no caso de encontrar uma ameaça real”.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: