Nasa acha compostos orgânicos em planeta anão Ceres

Wikimedia Commons/Reprodução

A agência espacial norte-americana, a Nasa, localizou compostos de origem orgânica no planeta anão Ceres, que se encontra em um cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. Utilizando dados sobre a superfície do planeta, coletados pela nave espacial Dawn, foi feita uma publicação no periódico científico Science, divulgando que os compostos encontrados tinham o elemento carbono como base. Ceres foi descoberto em 1801 pelo padre e astrônomo italiano Giuseppe Piazzi.

Esses compostos orgânicos são o alicerce da origem dos organismos vivos. A pesquisa aponta que esses compostos podem ter sido formados no planeta, sendo seu interior a fonte deles. Dessa forma, o material orgânico não chegou a Ceres através de cometas e asteroides. A nave Dawn encontrou esses elementos próximos à cratera denominada Erneut , situada ao norte do planeta.

Entretanto, os compostos orgânicos também foram encontrados em outras regiões do planeta. De acordo com a Nasa, como Ceres foi formado em aproximadamente 4,5 bilhões de anos antes da origem do Sistema Solar, entender esse material descoberto é de grande ajuda para entender o surgimento da vida.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: