Mulher dá à luz gêmeas com duas cabeças em um único corpo, em Bangladesh

Um “bebê de duas cabeças” causou comoção em Bangladesh. As irmãs siamesas que dividem um mesmo corpo, com dois braços e duas pernas, nasceram de parto cesáreo na noite desta quarta-feira (11), no distrito de Brahmanbaria. Elas estão sendo cuidadas agora na UTI do maior hospital de Daca. O pai, Mia Jamal, diz ter ficado perplexo quando a viu. “Ela tem duas cabeças completamente desenvolvidas. Está comendo com duas cabeças e respirando por dois narizes. Ainda ssim, agradeço a Alá que ela e a mãe estão bem”, afirmou em entrevista à AFP, publicada pelo jornal britânico Daily Mail.
De acordo com os primeiros testes realizados no Standard Hospital of Total Healthcare, a criança tem apenas um conjunto de órgãos vitais. O fenômeno é raro e ocorre uma vez a cada intervalo de 50 mil a 100 mil nascimentos, segundo o Jornal da Família e Saúde Reprodutiva. A taxa de sobrevivência é de 40%. Em alguns casos anteriores, em Bangladesh e na Índia, bebês do gênero foram considerados deuses em vida. O último caso registrado do gênero foi em 2014, na Índia, e o bebê acabou falecendo após 20 dias.
Casos de gêmeos congênitos famosos no mundo
Abby e Brittany Hensel
Talvez seja o caso mais famoso de irmãos congênitos que conseguiram se inserir socialmente. Foram estrelas de um documentário sobre elas pela TLC e hoje estão com 25 anos, inclusive com passagem pela faculdade. AS duas nasceram em 1990 e, ao contrário da maior parte dos casos, tinham dois pares de órgãos vitais, inclusive corações e pulmoões, mas seus cérebros controlam, cada um, um lado do corpo.
Giacomo e Giovanni Battista Tocci
Dos gêmeos, há apenas registros do nascimento, em 1877, na Itália e ilustrações. Eram conhecidos pelo nome de “Irmãos Tocci” e eram ligados pela cintura, abdômen, pélvis e pernas e foram entregues à Academia Real de Medicina, em Turin, quando tinham apenas um mês de idade e acabaram estudados e exibidos por toda a Europa e Estados Unidos.
Millie e Christine McCoy
Nascidas em 1851 de escravos da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, as gêmeas McCoy foram vendidas diversas vezes até ser raptada e levada ao Reino Unido. De acordo com a literatura, elas cantavam, dançavam e falavam cinco línguas, por serem forçadas a se apresentarem como atrações de circo.
Ronnie e Donnie Galyon
Os gêmeos foram reconhecidos pelo Guiness como os gêmeos congênitos a viverem por mais tempo. Eles nasceram em Ohio, em 1951, e eram unidos pela virilha. Foram abandonados pela mãe e criados pelo pai e madrasta. Fizeram apresentações públicas por dinheiro e acabaram sustentando a família por mais de trinta anos.