Ataques de Morcegos Vampiros matam 12 crianças no Peru

estudandoabiologia

Uma onda de ataques de morcegos vampiros com raiva tem aterrorizado o Peru. Ao menos 12 crianças morreram após terem sido mordidas pelos animais entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016. De acordo com o tabloide britânico The Sun, as crianças, com idades entre 8 e 15 anos, eram indígenas da tribo Achuar, moradoras de regiões isoladas do país sulamericano.

A Secretária de Saúde da região, Hermann Silva, apontou que após exames médicos ficou constatado que todas as crianças morreram “por conta do surto de raiva silvestre”, trazida pelos morcegos. “As vítimas foram mordidas por morcegos que bebem sangue nas comunidades de Yankuntich e Uncun localizadas dentro da floresta”, afirmou.

Reprodução/tvbrasil.ebc
Ainda de acordo com ela, inicialmente, “as tribos pensaram que as mortes ocorriam por conta de bruxaria, por essa razão o surto não foi contido”. Além das 12 crianças falecidas, um menino de 9 anos e uma mulher de 22 anos estão internados para tratamento da doença. O ministro da Saúde do Peru Anibal Velasquez afirmou que o governo declarou estado de emergência e enviou médicos até a região. Além disso, equipes de vacinação já foram encaminhadas com urgência aos locais remotos.