Meteoro pode ter causado tremor em Salvador

Wikimedia/Reprodução

Na manhã do domingo, dia 26 de março de 2017, moradores de Salvador, na Bahia, relataram terem sentido sentiram tremor de terra e ouvido um estrondo. De acordo com especialista, as ocorrências, podem ter sido causados por reativação de falhas geológicas na Baía de Todos os Santos ou pela queda de um meteoro. Ao portal de notícias G1, o geológo Carlos Uchoa relatou que, mesmo com os relatos da população, os órgãos de monitoramento sismológico não registraram atividades sísmicas na cidade.

Ele explicou que uma falha geológica se dá quando há o rompimento de uma rocha com movimentos de blocos e pode ocorrer tanto na terra quanto na superfície marinha. “Como entre a Cidade Alta e Baixa, ali tem uma falha geológica. Pode ser na terra ou no fundo do oceano, mas sempre envolvendo rocha”, disse.

O tremor deve ter sido de baixa magnitude e por isso não foi registrado por estações sismológicas. “Uma coisa que levamos muito em consideração são os relatos das pessoas, porque as estações sismográficas têm limitações”, explicou. “A magnitude teria que ser medida por sismógrafo, mas a gente pode falar que foi de baixa intensidade, porque são os danos físicos ocasionados pelo terremoto. E não houve praticamente nenhum dano, só tremor de portas, janelas e prateleiras.”

Os moradores relataram ter ouvido um forte estrondo seguido por um tremor que durou cerca de 20 segundos, por volta das 6h45 do domingo, 26 de março. Em alguns bairros da cidade, moradores afirmam que sentiram o fenômeno, relatando semelhanças com explosão de transformadores de energia.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: