Molde permite acabar com orelhas de abano nos primeiros dias de vida

Disney / Reprodução

De Alan Rios, do Correio Braziliense

Às vezes, um aspecto estético pode trazer muito sofrimento, tanto para conviver com ele quanto para mudá-lo. É o caso das deformidades nas orelhas, responsáveis por bullying, apelidos cruéis e baixa autoestima, além de cortes e cuidados cirúrgicos para quem opta pela correção. Mas um produto recém-registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promete acabar com esse estresse.

EarWell é o nome da novidade que se popularizou em consultórios médicos da Europa e dos Estados Unidos e que, agora, chega ao Brasil. O médico Krishnamurti Sarmento, titular da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, explica: “É um produto para moldar a orelha de quem nasce com alguma deformidade. É usado no primeiro mês de vida da criança, quando a orelha dela ainda está mole”.

Esse novo tratamento aproveita a fase de desenvolvimento do bebê, quando ainda circulam no corpo dele os hormônios maternos, o que deixa a orelha mais mole e permite que ela seja moldada. Mas os pais não precisam se preocupar com o incômodo dos filhos, pois o EarWell não provoca dores e dificilmente deixa os pequenos angustiados. “A gente passa um álcool ao redor da orelha da criança para aplicar o molde, e ela costuma reclamar muito mais desse líquido gelado do que do produto em si”, conta Krishnamurti.

O único porém do novo tratamento aparece quando os pais já não conseguem mais realizá-lo, pois ele deve ser aplicado nas primeiras semanas do bebê, como relata o especialista. “É muito comum chegarem crianças de 2 ou 4 meses, porque os pais não tiveram tempo de vir próximo ao nascimento. Mas já não dá mais, porque se perdeu a janela dos primeiros dias de vida. Aí só com cirurgia, anestesia e corte, depois dos sete anos de vida.”

De acordo com o Dr. João Daniel Caliman e Gurgel, doutor em medicina (Otorrinolaringologia) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, existem alguns tipos de deformidades que devem ser alerta:
– Alterações de formato
– Mudanças de posição, como orelhas em abano
– Orelhas parecendo amassadas
– Orelhas com dobras diferentes do normal
Importante: Em caso de malformações, quando partes da orelhas estão faltando, o tratamento com EarWell não é indicado.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: