“Mande mais vinho” diz mensagem em cerâmica hebraica de 2 mil anos

PLoS One / Divulgação

Uma mensagem peculiar escrita em um fragmento de cerâmica hebraico, com data de dois mil anos atrás, foi descoberta por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel. “Se houver mais vinho, envie” foi o início da mensagem, anunciada na revista científica PLoS One.  As informações são da Revista Galileu.

O pedido, teria sido feito por um soldado, chamado Hananyahu ao amigo Elyashi, durante o ano de 66 A.C. O estudo, que é apoiado por outras instituições, mostram que a peça foi descoberta há meio século, na fortaleza de Arad, localizada no antigo reino de Judá, que foi destruído pelos servos do rei Nabucodonosor. Hoje, ela é exibida no principal museu da região.

Para desvendar a mensagem presente na cerâmica, os estudiosos tiveram que pensar além do normal. Como não haviam resquícios de tinta na parte da frente do fragmento, que estava mais conservada, eles passaram a se dedicar ao verso do objeto. utilizando uma tecnologia multiespectral Além de pedir mais vinho, o soldado Hananyahu se diz a disposição caso o amigo precisasse de qualquer coisa. Antes de finalizar a mensagem, ele pede, novamente, mais fornecimento de vinho para outro soldado, identificado como Ge’alyahu.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: