Mancha gigante encontrada no Sol pode causar blecaute na Terra, diz NASA

Nasa/Divulgação

Uma mancha enorme encontrada no Sol pode ocasionar erupções solares perigosas para a Terra. O buraco tem cerca de 120 mil km de extensão e pode causa blecautes na Terra, além de derrubar satélites de comunicação e criar tempestades de radiação.

O observatório de Dinâmica Solar da Nasa observou a mancha, nomeada como AR2665, na última semana, mas tinha esperanças de que ela sumiria. Manchas solares são áreas mais escuras e frias na superfície do Sol, causada por interações no campo magnético do astro. Elas normalmente aparecem em áreas de atividade magnética intensa e, quando energia é liberada, erupções solares e tempestades enormes ocorrem no Sol.

Essas tempestades podem criar auroras lindas ao redor do mundo, mas também causar problemas em redes elétricas, causando blecautes em algumas áreas. “Uma nova mancha solar parece estar crescendo muito rápido. Essa é a primeira a aparecer após o sol ficar dois dias sem nenhuma mancha e é a única presente no momento. Pode ser a fonte de erupções solares, mas é cedo para prever o que vai acontecer”, declarou a NASA em depoimento, de acordo com o portal de notícias do Daily Mail. Por se tratar de uma mancha recente, os cientistas ainda não são capazes de saber o tipo exato de fenômenos que esta mancha específica causará.

Nasa/Divulgação

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: