Mais de 100 baleias encalham e 45 morrem em praia da Índia

Cortesia/K Antony Xavier
Mais de 45 baleias morreram e mais de 100 ficaram encalhadas numa praia de Tamil Nadu, no sul da índia. O incidente ocorreu ao longo de 15km de costa, desde a tarde do dia 11 de janeiro de 2016, e mobilizou e pescadores locais por quase 24 horas. A suspeita é que os animais estavam desorientados e, em grupo, foram chegando à areia. Isso porque, em geral, as baleias elegem uma líder e se ela nada em direção à costa, leva junto todo o grupo.
Cortesia/K Antony Xavier
Esse fênomeno não é inédito e já aconteceu na região, em 1973, como contou o pescador, Rajan, ao IndiaTimes: “Quando éramos meninos, assistimos a esse mesmo fenômeno”. Segundo o site IndiaToday uma equipe do Parque Nacional Marinho do país foi levada, às pressas, ao local.
Cortesia/K Antony Xavier
Especialistas em vida marinha conversaram com o IndiaTimes e informaram que um dos principais responsáveis pelo ocorrido podem ter sido dois terremotos de intensidade moderada, com magnitude de 6,5 e outro de 6,9 na escala Richter, que atingiu as Filipinas e Indonésia, respectivamente. Por conta do abalo, as baleias podem ter mudado de direção e acabado na praia.