Maior coleção de perfumes do Nordeste é do Recife e nunca foi exposta

Brenda Alcântara/DP

São inúmeras fragrâncias em belas miniaturas originadas de nada menos que 11 países. A rara coleção do empresário Avelar Sampaio, 30, teve início na adolescência e conta com a impressionante marca de 1,5 mil títulos diferentes, de um total de 290 marcas nacionais e internacionais. “Ganhei a primeira aos 5 anos. Minha mãe trabalha com loja de perfumes, então sempre me presenteava. Muitos anos depois, tomei gosto”, conta. No ranking de colecionadores, que se comunicam online, Sampaio diz ser o segundo maior colecionador brasileiro e tem como referência a maior colecionadora que tem notícia, brasileira que vive na Bélgica e soma mais de 8 mil rótulos.

Entre os frascos mais raros, o Champagne, de Yves Saint-Laurent, ganha destaque especial na parede que mandou produzir em sua residência para abrigar as miniaturas. É a mais rara e valiosa numa coleção que sequer consegue pôr um preço. “Às vezes, uma miniatura de R$ 100 é comercializada por R$ 400 pela internet. Sei que a coleção vale muito, mas não faço ideia do quanto”, explica.

Os amadeirados, cítricos, florais ou qualquer tipo de perfume são acondicionados da mesma forma e a uma regra: não devem ser abertos. Para ele, a abertura pode mudar a fragrância e até a cor – e, além disso, há o fator ciúme. Justamente por isso, e pelo risco de transporte e falta de segurança, a maior coleção pernambucana nunca foi exposta ao público. “Já recebi convite de shopping e de um local em São Paulo, mas é um trabalho grande e é necessário investimento em estruturas de vidro que não possam ser abertas ou manipuladas pelo público”, explica.

rótulos de perfumes

marcas diferentes

países de origem

E, assim, os espíritos de tantos Hugos, Carolinas, Pacos, Laurents, Zegnas e tantos outros seguem reduzidos, bem tratados e “intocáveis” – ao tato e ao olfato.

Primeira aquisição

Cool Water
(Davidoff)

Aquisição mais recente

Olympéa
(Paco Rabbane)

Aquisição mais rara

Champagne
(Yves Saint Laurent)