Jogo de celular pode diagnosticar Alzheimer em cinco minutos

Sea Quest Hero/Divulgação

Um jogo desenvolvido por pesquisadores britânicos poderá diagnosticar casos de Alzheimer em cinco minutos, antes mesmo dos sintomas mais graves surgirem. Chamado The Sea Hero Quest Game, o aplicativo consiste em navegar em um barco onde o marinheiro busca reencontrar as memórias perdidas de seu pai, em 75 níveis, por áreas com temáticas diferentes, incluindo labirintos e mares nebulosos. Utilizando os resultados coletados por voluntários saudáveis, os cientistas poderão fazer um comparativo para testar a habilidade de navegação de pacientes com suspeita de demência.

O jogo tornou-se uma referência pioneira nos estudos sobre navegação espacial, permitindo que a equipe de pesquisa avaliasse, pela primeira vez, como o cérebro saudável toma decisões em cada variação do jogo. “Um dos primeiros efeitos da demência é a perda da navegação espacial e, por isso, é importante descobrir mais a respeito dessa habilidade, para que se possa identificar o que ocorre no início da doença”, explicou um dos pesquisadores, doutor Michael Hornberger, ao jornal britânico Daily Mail.

Durante os testes, os pesquisadores observaram que essa capacidade começa a diminuir já aos 19 anos. Anteriormente, os médicos consideravam que essa deterioração tinha início na meia idade. Em um dos níveis, o jogador transita por um labirinto distorcido, onde ele deve lançar uma chama na direção de um suposto ponto de partida. Participantes de 19 anos tinham uma probabilidade de acerto de 74%, que diminuía para 71% aos 30, 66% aos 40 e 46% aos 75 anos.

A equipe de pesquisa dará início aos testes em 100 pacientes com casos confirmados de Alzheimer em 2017. A empresa de telecomunicações européia Deutsche Telekom investiu 800 mil libras, equivalente a R$ 3,4 milhões, no desenvolvimento e promoção do jogo. Mais de 2,4 milhões de pessoas ao redor do mundo já fizeram o download, superando a expectativa inicial de 100 mil acessos. Usuários de países nórdicos como Finlândia, Dinamarca, Suécia e Noruega foram os que apontaram os melhores resultados. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: