Jardineiro no Canadá, homem descobre que será coroado rei em Gana

Arquivo Pessoal/Eric Manu

Imagine estar levando sua vida, tranquilamente, com um baixo salário e sem muitas perspectivas de crescimento até receber uma ligação e descobrir que vai virar um rei? Essa é a história real de um jardineiro canadense, que deve assumir a tribo Akan, de 6 mil membros no sul de Gana, na África Ocidental. Eric Manu, 32, vai trocar o aparador de grama por uma coroa e governará a vila principal de Adansi Aboabo no. 2 e arredores. A posição foi herdada de seu tio, que faleceu aos 67 anos de idade. “Ligaram para mim há uns meses dizendo que os anciões tinha me escolhido para ocupar a vaga de chefe da comunidade”, contou à CBC canadense. “Eu pensei que estava sonhando e não acreditei. Disse: Vou avisar minha chefe.”

Arquivo Pessoal/Eric Manu

Manu chegou ao Canadá há três anos e tem um filho de 10 meses. Naturalmente, teve que pensar muito antes de aceitar a vaga, em especial, porque não sabia se era a pessoa certa para isso. Por ser uma herança e não uma escolha política, ele acredita que o rei tem que estar muito ligado emocionalmente à tribo. “Alguns líderes corruptos querem que as pessoas os sirvam, mas serei um líder humilde sabendo que sou eu quem serve o povo”, afirmou. Assim que se estabilizar, pretende focar na educação dos mais jovens para mudar a percepção de que “dinheiro cresce em árvores”, que ele afirma ser comum na África.

A coroação ocorrerá em janeiro.  No local, há quatro escolas governamentais, mas em algumas vilas as pessoas nunca viram um computador. Alguns não tem nem eletricidade ou acesso a bibliotecas. É aí que a chefe de Manu entra na história. Susan Watson, dona da empresa “Consultores de Paisagem”, irá presenciar a coroação e presentará o reino com um carregamento de computadores, máquinas de costura, roupas, sapatos, livros, bicicletas e sementes. As doações foram reunidas nos últimos meses por meio da rede de contatos profissionais e pessoais de Susan.