Indiano de 18 anos projeta o menor satélite do mundo

Twitter/Reprodução

O indiano Rifath Shaarook, de 18 anos, venceu uma competição de design chamada Cubes in Space ao projetar aquele que pode ser o menor satélite do mundo, com apenas 64 gramas. O concurso foi promovido pela organização educacional idoodle, com apoio do Colorado Space Grant Consortium e da NASA. Shaarook construiu o protótipo com uma impressora 3-D e afirmou que seu intuito era demonstrar a eficiência da utilização da fibra de carbono nesse tipo de produção.

O pequeno satélite se chama KalamSat, em homenagem ao presidente indiano Abdul Kalam, pioneiro no incentivo ao programa espacial indiano. Ele conta com um computador de bordo e oito sensores. A agência espacial norte-americana vai colocá-lo em operação no próximo mês de junho, em uma missão de quatro horas de duração de um voo sub-orbital. Durante esse tempo, ele será ativado durante cerca de 12 minutos, em um ambiente espacial de microgravidade, medindo a aceleração, a rotação e a magnetosfera da Terra.

Sharook vem de uma pequena cidade do estado indiano de Tamil Nadu. Hoje, ele trabalha em sua capital, Chennai, como cientista-chefe da Space Kidz India, uma organização que desenvolve projetos científicos e educacionais voltados para crianças e adolescentes. A BBC destacou que essa não foi sua primeira invenção: aos 15 anos, ele desenvolveu um balão meteorológico de hélio, tomando parte de uma competição nacional voltada para jovens cientistas.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: