Imagens da Nasa mostram diferença em paisagens vistas do espaço ao longo de décadas

Nasa / Divulgação

Inundações, lagos congelados, quilômetros de plantações perdidas e ilhas que surgiram do nada são algumas das mudanças registradas pelas imagens de satélite da Nasa em um período de 30 anos. As fotos, de diversos pontos do mundo, foram divulgadas pela agência espacial em um ensaio intitulado como “Imagens da Mudança”, disponível no site da instituição. “Nosso planeta está em constante mudança e nós usamos o ponto de vista espacial para melhorar o entendimento sobre ele, melhorar vidas e cuidar do nosso futuro”, afirma a publicação.

Geleiras derretidas

Na parte oriental da Cordilheira dos Andes é possível encontrar a Geleira Qori Kalis. Comparando imagens de julho de 1978 e julho de 2011 é possível ver o recuo do gelo no local.

Lago evaporado

O Lago Poopó, segundo maior da Bolívia com 3 mil quilômetros quadrados, desapareceu entre 2013 e 2016 por causa de uma transposição para mineração e agricultura.

Poluição visual

A mudança da iluminação do Centro de Milão, na Itália, para luzes de LED é contrastante com a iluminação da parte suburbana do local entre os anos de 2012 e 2015.

Usina hidrelétrica no Brasil

A Usina Hidrelétrica de Balbina, localizada no município de Presidente Figueredo, no Amazonas, foi instalada no ano de 1989. As imagens mostram o impacto causado no local entre setembro de 1985 e agosto de 2007

Inundação de plantações

Um ciclone tropical que atingiu o sudeste asiático em 2013 deixou mais de 500 mil pessoas desabrigadas e devastou mais de 740 hectares de plantações de arroz no Camboja. Nas imagens, o local em maio e outubro de 2013.

Crescimento populacional

A cidade de Nova Déli, na Índia, tinha 9,6 milhões de habitantes em 1991, na primeira imagem, e 25 milhões no ano de 2016, na segunda imagem. É possível notar o aumento da área urbana entre esses anos.

Derretimento de gelo no Ártico

Registros do mês de setembro de 1984 e setembro de 2016 mostram a diminuição da camada de gelo no Oceano Ártico, localizado no Hemisfério Norte.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: