Idosos morrem de mãos dadas, após 65 anos de casados

Família Elderhorst / Divulgação

O casal de idosos Nic e Trees Elderhorst, ambos com 91 anos, decidiu se candidatar a um processo de eutanásia assistida, permitida desde o ano 2000 na Holanda, onde moram. Casados há mais de seis décadas, os dois conseguiram cumprir o último desejo da vida juntos: morrer de mãos dadas, após se despedir de amigos, vizinhos e familiares, chegando a planejar, inclusive, o próprio funeral.

A decisão de dar fim à própria vida surgiu depois de Nic sofrer um Acidente Vascular Cerebral. Os danos causados pela condição foram extensos e ele sentia fortes dores, sendo hospitalizado com frequência. Trees passava muito tempo cuidando do marido e ao longo de cinco anos foi notando a própria deterioração mental: tinha grandes esquecimentos e foi diagnosticada com Demência Vascular, um tipo de “infarto cerebral”, segunda maior causa de demência entre os idosos, atrás, apenas, do mal de Alzheimer.

“O geriatra falou que nossa mãe ainda estava bem, mas se meu pai morresse ela não iria aguentar, podia ser internada em um asilo. Isso é a última coisa que eu queria”, afirmou uma das filhas em entrevista ao jornal holandês Algemeen Dagblad. Seis meses se passaram do momento no qual o casal entrou com o requerimento para a eutanásia até a realização da mesma. Neste intervalo, entrevistas com psicólogos e avaliações médicas foram feitas. Os especialistas garantem que casos do tipo são raros. “Foi uma grande coincidência os dois estarem aptos para receber eutanásia ao mesmo tempo”, explicou Dick Bosscher, porta voz da Associação de Término Voluntário da Vida na Holanda.

A decisão foi aceita e incentivada não só pelos filhos, mas também por todas as outras pessoas próximas da família. O fim de uma vida compartilhada a dois, não podia ser mais tranquilo , de acordo com quem presenciou o momento. “Eles deram um último beijo, calmo e confiante, e ficaram de mãos dadas, como o desejado”, afirmou a filha à publicação.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: