Homem morre atingido por baleia que tentava salvar

Joe (direita) morreu atingido por uma baleia Foto: Joe Howlett/Facebook

Um homem morreu durante o resgate de uma baleia nas proximidades da Ilha de Campobello, na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá. Joe Howlett, pescador de lagostas e fundador de um grupo que salva baleias, foi atingido pelo animal ao conseguir tirar uma rede de pesca que o prendia.

Segundo Mackie Green, fundador do grupo junto com Joe, ele havia terminado de cortar o material que envolvia a baleia, quando, de repente, o mamífero se moveu de forma abrupta e bateu com força no pescador que, ao longo de 15 anos de atuação, havia participado do resgate de 12 baleias de redes de pesca e outras ocorrências que colocam suas vidas em risco.

O animal que ocasionou a morte de Joe era uma Baleia Franca do Atlântico Norte, espécie que conta com somente cerca de 500 mamíferos. “Nós perdemos um membro insubstituível da comunidade de resgate de baleias. Sua expertise e dedicação farão grande falta”, afirmou o ministro de Pesca e dos Oceanos do Canadá, Dominic LeBlanc, em pronunciamento, como informa o The Washington Post.

Apóso acidente, o resgate da baleia prosseguiu. De acordo com os companheiros, Joe jamais permitiria que o resgate fosse interrompido por sua causa.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: