Homem é atingido por raio, mas recebe alta no mesmo dia

Tony Cinegrafista/YouTube

Avertânio Alexandre da Silva, eletricista de 35 anos, foi atingido por um raio enquanto jogava futebol em Cidade Ocidental, próximo ao Distrito Federal. Ele sofreu várias queimaduras pelo corpo, mas foi socorrido pelo SAMU e recebeu alta no mesmo dia. De acordo com uma testemunha, o amigo do acidentado Luís Neres de Carvalho, afirma que não estava chovendo no momento em que o raio caiu. “A gente estava jogando bola, tudo tranquilo, até que caiu o raio. Só vimos ele caindo e, de repente, muita fumaça subindo”, declarou ao portal de notícias do G1. Segundo ele, o rapaz ficou coberto por uma nuvem de fumaça.

O uniforme e as chuteiras dele foram destruídos pela descarga elétrica e ele recebeu os primeiros socorros ainda no campo onde era realizada a partida. “Nunca tinha visto algo desse jeito. Você imagina todo mundo jogando de boa e, do nada, seu amigo cai desmaiado, todo queimado. Foi um susto grande”, disse.

Em janeiro, uma turista foi atingida por um raio em São Paulo enquanto passeava na praia.  Ela foi socorrida 15 minutos depois e encaminhada para uma Unidade de  Pronto Atendimento com uma parada cardiorrespiratória.  Dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Brasil comprovam que São Paulo é o estado com mais mortes por raios do país. Em quesito de local, as praias estão em sétimo lugar no ranking de mortes entre 2000 e 2014. Das 50 mortes ocasionadas por raios no mundo, uma é no Brasil. Entre as circunstâncias citadas pelo estudo, as maiores vítimas são pessoas praticando atividades rurais (25%), pessoas dentro de casa (19%), pessoas paradas próximo a veículos (11%), embaixo de árvores (8%), jogando futebol (8%), sob coberturas (5%) e na praia (5%).

Total de mortes de mortes entre 2000 e 2014

TOP 5 ESTADOS COM MAIS MORTES

5. MATO GROSSO DO SUL: 103 mortes
4. PARÁ: 121 mortes
3. RIO GRANDE DO SUL: 127 mortes
2. MINAS GERAIS: 129 mortes
1. SÃO PAULO: 263 mortes

%

Homens

%

Mulheres

POR ESTAÇÕES DO ANO

%

Verão

%

Outono

%

Primavera

%

Inverno