Homem descobre pingente de crucifixo que pode ser do século 10
Um homem encontrou um pingente de crucifixo Birka que pode mudar a história do cristianismo na Dinamarca. Dennis Fabricius Holm estava passeando em um campo próximo a cidade de Aunslev, com um detector de metais quando o objeto foi localizado. De acordo com um arqueólogo, o crucifixo é do século 10. Até então, acreditavam que o cristianismo na Dinamarca era de 1050.
O pingente pesa 13,2 gramas e tem 4,1 centímetros de comprimento. Acredita-se que ele tenha sido de uma mulher viking, termo utilizado para denominar os exploradores de algumas áreas da Europa. Apesar do longo tempo, o objeto foi encontrado em bom estado.
Dennis Fabricius Holm, de Avnslev, na Dinamarca, falou sobre a descoberta à TV2 / Fyn. “Eu saí mais cedo na sexta-feira, por isso levei apenas algumas horas. Eu andava com o meu detector de metais e, em seguida, algo veio de repente.” Holm resolveu contar sobre o achado nas redes sociais, quando outros usuários aconselharam ele a levar o objeto a um museu.
Ele também revelou que, desde então, não conseguiu mais pensar em outra coisa. O arqueólogo, Malene Refshauge Beck, disse que o objeto é data do período entre os anos 900 e 950.”É uma descoberta absolutamente sensacional, pois faz parte da primeira metade dos 900″.
De acordo com o jornal britânico The Independent, sabia-se somente que a maioria dos dinarmaqueses eram cristãos após o período Viking, no ano de 1050, influenciados principalmente pelo Reino da Alemanha. Para Beck, o descobrimento pode significar que o cristianismo chegou a Dinamarca bem antes do que as pessoas imaginavam. “A figura pode, portanto, ajudar a avançar o momento em que se considera que os dinamarqueses eram realmente cristãos”, comentou. “Este é um assunto que certamente terá que aparecer nos livros de história no futuro”, completou.