Homem abre porta de avião para “tomar ar” e vai preso

Um passageiro de primeira viagem foi preso após abrir a porta de emergência de um avião, na China. O homem, identificado apenas pelo sobrenome Hu, diz que estava passando mal durante um vôo da Hainan Airlines, que ia de Hangzhou a Shenyang, e decidiu abrir uma “janela” para tomar um pouco de “ar fresco”, imaginando que os demais passageiros não perceberiam. A janela, na verdade, era a porta de emergência do avião. Há pouco tempo, uma chinesa também abriu a porta do vôo, pensando ser a do banheiro.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o avião se preparava para decolar no momento do incidente. Hu teria ainda trocado de lugar com outro passageiro, com a justificativa de que passava mal. Uma comissária de bordo alegou que, quando reparou que os passageiros não estavam em seus lugares, explicou ao homem as normas de segurança do vôo, além de ter pedido por duas vezes para que os passageiros não tocassem nas alças da porta.

Apesar disso, Hu insistiu em abrir a porta, que acreditava ser uma janela. Quando girou a maçaneta, a porta abriu-se inteiramente. O policial que deteve o homem comentou que ele poderia ter caído para fora do avião, se não estivesse usando o cinto de segurança. O imprevisto atrasou o vôo em 45 minutos e também custou a Hu uma multa no valor de 500 Yuan, o equivalente a R$ 2.575, numa conversão simples.