Canto de peixes do oceano é gravado em experimento científico

O oceano pode ser considerado um lugar relativamente quieto e silencioso, mas um experimento científico conseguiu “escutar” o coro de peixes utilizando instrumentos de captura de ruídos do mar, posicionados em diferentes pontos da costa da cidade de Port HeadLand, na Austrália. Os pesquisadores da Universidade Western monitoraram o oceano continuamente por 18 meses e conseguiram registrar cantos realizados por peixes em diversos períodos do dia, sobretudo ao amanhecer e entardecer.

O estudo foi publicado na revista Bioacoustic e identificou que a maioria dos sons dos peixes eram emitidos individualmente, porém repetidas vezes, influenciando a criação de um coro. “Assim como os cantos são feitos por pássaros na floresta durante o entardecer e o amanhecer, os peixes também o fazem no fundo do mar”, disse Steve Simpson, biólogo marinho da Universidade Exeter, do Reino Unido. Ele deu entrevista ao New Scientist.

O som é importante em vários estágios de vida dos peixes, como reprodução, alimentação e disputa territorial. Contudo, os pesquisadores ainda não são capazes de identificar precisamente a fonte de cada canto. Segundo eles, o número de gravações está aumentando e é provável que cerca de 800 espécies de peixes sejam capazes de produzir som. “Nós estamos apenas começando a apreciar a complexidade envolvida e ainda temos apenas uma ideia geral do que está acontecendo no ambiente acústico do fundo do mar”, explicou o doutor Robert McCauley, líder da pesquisa.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: