Gorila em extinção nasce por cesariana no Reino Unido

Uma rara gorila fêmea das planícies ocidentais precisou de uma cesariana para dar a luz a seu filhote, no Reino Unido. O Bristol Zoo, zoológico em que vivia Kera, de 11 anos de idade, pediu para seu parto ser feito na maternidade NHS após constatar que a grávida estava com pré-eclampsia, que a colocava em risco. A operação foi a primeira bem-sucedida no Reino Unido e uma das menos de dez no mundo.

Segundo o jornal britânico TheTelegraph , a bebê nasceu pesando aproximadamente 1,2 kg, no dia 12 de fevereiro. Após o parto, Kera precisou de uma reanimação de emergência, mas passa bem. A filhote ainda não foi batizada e recebe assistência de uma equipe de especialistas no Bristol Zoo.

Sobre o procedimento, o curador do zoológico, John Partridge, disse: “o nascimento de qualquer gorila é um evento raro e emocionante, mas o nascimento de um bebê gorila por cesariana é ainda mais incomum”. Mãe filha serão separadas enquanto a adulta se recupera da cirurgia. Nesse período em que ambas não estão disponíveis aos visitantes do zoológico, a bebê está sendo monitorada por guardas.