Google registra patente de exterior de automóvel que gruda o pedestre ao carro em caso de acidentes

Google/Divulgação

Para evitar lesões graves em possíveis acidentes com os seus carros automatizados que funcionam sem motorista, a empresa Google patenteou um revestimento adesivo que será utilizado na parte externa do veículo. O material fará com que uma vítima, uma vez atingida, não seja arremessada para longe, mas fique grudada ao capô ou lateral do veículo, onde receberia socorro.

“O pedestre não será jogado, evitando um impacto secundário entre a pessoa e a superfície da estrada ou de um novo impacto com outro objeto”, alega o material divulgado pela empresa, que já vinha demostrando interesse em melhorar o desempenho dos carros que possam ser comandados sem a presença do motorista. Os veículos estão em teste nas ruas da Califórnia e no Arizona, acompanhados de voluntários que recebem cerca de 20 dólares, aproximadamente R$ 70 reais, para relatar a experiência.

Segundo a CNN, a Google atualmente possui 23 carros de automatizados e 34 protótipos. Sua frota está viajando cerca de 15 mil a 25 mil km por semana no modo “sem motorista”. A empresa diz que o veículo deverá facilitar a vida das pessoas, já que a pessoa pode dormir no banco traseiro durante o trajeto, mas alertou que seus veículos ainda não são perfeitos. Em relação aos acidentes envolvendo seus carros, eles divulgaram que os principais responsáveis eram os condutores dos outros veículos, reconhecendo a responsabilidade por apenas um episódio. Para evitá-los, será aprimorado um sistema de câmeras, sensores e softwares que poderão evitar e prever quase todas as situações de conduções perigosas.