Google cria experiência Street View da Estação Espacial Internacional

Google Street View/Divulgação

A Estação Espacial Internacional é a primeira a adição “fora do planeta” do Street View do Google Maps. Astronautas ajudaram a capturar as imagens 360º do interior dos módulos da estação e também da Terra. Algumas das fotos contêm texto descrição, também uma novidade no mapa.

Apesar de essa não ser a primeira vez que imagens 360º da Terra são feitas, essa tecnologia do Google permite que o público tenha um senso de liberdade de movimento e uma melhor visualização de pontos específicos. A ideia é que essa oportunidade encoraje as pessoas a explorarem mais ciência e engenharia na exploração do espaço.

“Cada componente da estação teve que ser levado ao espaço em uma nave espacial ou foguete, construído e conectado no espaço, tudo isso de uma forma tão precisa que formou um ambiente hermético para suportar vida”, explicou a gerente do projeto Alice Liu ao portal de notícias britânico BBC.

Criar esse novo endereço no Street View se tornou um desafio para a equipe Google. Experiências passadas debaixo d’água e em áreas elevadas exigiram que especialistas fossem enviados com todo o equipamento, mas o custo desse processo não seria prático para as imagens da estação espacial, então o Google contou com ajuda de astronautas que já estavam na estação espacial. Eles usaram câmeras DSLR que já haviam levado com eles para capturar as imagens.

“No espaço não há nenhum tripé, então foi utilizado um par de cordas de bungee enroladas de um lado a outro no módulo que formavam uma cruz, então o centro era onde a câmera precisava ficar. Os astronautas tiveram que tirar fotos dos ângulos definidos e flutuar ao redor da câmera para completar as imagens”, explicou Liu. Eram necessárias 24 fotos para completar um panorama, divididas entre as outras atividades dos astronautas, o que fez a iniciativa demorar quatro meses para completar.

“Há muitos obstáculos lá em cima e nós tínhamos um tempo limitado para capturar as imagens. Ah, e também tinha a questão de não ter gravidade”, relembrou o astronauta Thomas Pesquet. As pequenas notas que aparecem durante a exploração mostram informações sobre os equipamentos que aparecem nas fotos para ajudar o entendimento do público.

Explore os módulos da Estação Espacial Internacional aqui.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: