FIlhotes de gatos-do-deserto são filmados pela primeira vez

Phantera.org/Divulgação

Após quatro anos buscando e documentando os gatos-do-deserto da África, pesquisadores conseguiram fazer um registro inédito na última noite da expedição em busca dos animais. Pela primeira vez, os felinos foram filmados em seu habitat. Eles tinham entre seis e oito semanas no momento em que foram encontrados.

Essa espécie é conhecida pela habilidade de passar despercebida por qualquer possível ameaça, normalmente saindo no período noturno, usando a escuridão para caçar e nunca deixam nenhum resto do que comem para trás. A equipe de biólogos detectou três pares de olhos brilhando no escuro enquanto voltava para o local onde haviam acampado.

Eles estavam a cerca de 4 km do Saara marroquino e os pesquisadores passaram mais de uma hora tirando fotos, filmando e montando armadilhas com as câmeras para capturar imagens da ninhada. “Essa deve ser a primeira vez que gatos-do-deserto são avistados”, declarou a equipe, de acordo com o portal de notícias britânico Daily Mail.

Além dos três filhotes, os biólogos também viram uma gata adulta por perto, mas que não se aproximou muito deles. Eles acreditam que seria a mãe da ninhada, atenta para segurança dos pequenos. As imagens permitem um close dos animais que, corajosos, se aproximam da câmera. Mesmo sendo muito fofos, a equipe aponta que se trata de animais selvagens e não devem ser perturbados. “Algumas pessoas já demonstraram interesse em capturar um gato-do-deserto para levar para casa, como um pet, mas somos completamente contra essa prática. Queremos trazer a conscientização da importância desses animais estarem livres na natureza”, relembrou.

Gostou do conteúdo? Em nossa página tem mais: